terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Planos para o Ano Novo

Todo mundo fala em desejos e melhorias profissionais, familiar, social e pessoal no começo do ano. É quando renovamos nossos pensamentos e criamos/recriamos objetivos a serem realizados. Nada mais são que desejos de uma vida melhor. E por que não torna-los possivelmente mais fácil realiza-los?

haha...que meiga!
Pensando nisso, juntei o plano pessoal com um material que recebi dias desses e decidi compartilhar com vocês algumas dicas para por a mão na massa e algumas inspirações

Começando com uma pesquisa de Harvard feita em 1979 com seus formandos de MBA que mostraram que:
84% dos alunos não tinham objetivos claros; 
13% tinham objetivos claros, porém não escreveram;
3% tinham e escreveram seus objetivos claramente, e também traçaram os planos de ações

O resultado foi que após 10 anos
Os 84% não obtiveram resultados satisfatórios
Os 13% ganhavam em média, o dobro dos 84%
Os 3% ganhavam em média, dez vezes mais que a média dos restantes 97%

Acreditando vocês ou não, ainda acho que não custa nada pensar em seus objetivos, escreve-los e relembra-los que apesar dos apesares da vida...você sabe onde quer chegar! Paul Arden, o gênio criativo/rebelde/publicitário já disse em seu livro " Sua perspectiva sobre onde você quer estar ou quem quer ser é a maior vantagem que você tem. Sem ter um objetivo é difícil marcar um gol!"

Pois bem, sábias palavras então vamos para inspiração 3 ( a primeira foi a pesquisa, a segunda a frase. não subestimei ninguém, é só para ser clara mesmo. hahaha...). Caso ainda não ficou convencido de que fazer um plano pessoal, apesar de ser trabalhoso, mal não faz...segue minha ultima tentativa:
Esse objeto/boneco/bola-vermelha-japonesa é o famoso DARUMA. (Ahãm, famoso para sua família que é  de origem japonesa né daniella? haha..desculpa! retirei a palavra da frase).  Pois bem, vou explicar: é que os japoneses, como os brasileiros também, tem a tradição que no começo do ano a maioria das pessoas renovam seus desejos. O Daru (já fiquei intima! hahah) simboliza a idealização, pedido, desejo, persistência e realização dos seus desejos. Geralmente, ganha-se de presente ou você mesma pode comprar. Ele vem desse jeito mesmo, com os olhos brancos porque o objetivo é que você ao mentalizar um desejo pinte somente um olho...para que ao realizar, você pinte o outro em forma de agradecimento e simbolo que você conseguiu. Bom presente para quem gosta dessas coisas misticas, não é?

Okay, agora o prático. Força, não desista aqui de ler. hahaha

1 - BRAINSTORMING - DESCOBRINDO E DEFININDO SEUS OBJETIVOS
Faça perguntas como: O que eu quero? O que eu desejo? O que eu preciso? O que eu quero conquistar? Quais minhas necessidades?

(exemplo: ter uma mini coleção de orquídeas; conquistar uma promoção; aprender inglês; abrir um negócio próprio; reformar a casa; conhecer a Europa; ficar mais tempo com os filhos; felicidade da equipe de trabalho; praticar esportes regularmente; ser feliz)

2- ESCOLHA QUAIS AS PRIORIDADES
Parte difícil, mas é preciso, escolhe no mínimo 2 e no máximo 5. Depende de você! Só cuidado com as grandes expectativas, tá? Pense se é possível realiza-los, lembre-se dos imprevistos que ocorrem na vida para não se frustar no futuro. São planos, desejos, não se cobre caso não aconteça. O importante é persistência e realiza-los em tempo.


(exemplo: ter uma mini coleção de orquídeas; conquistar uma promoção; aprender inglês;)
Ahhh..outra dica importante! Por favor, coerência nas escolhas. Não vá escolher dois ou mais objetivos convergentes como "conquistar uma promoção" com "abrir um próprio negócio". Um passo de cada vez!

3- PLANO DE AÇÃO
Geralmente nosso objetivos são desejos grandes, que não conseguimos realiza-los de uma vez só. Por isso, é importante definir pequenas ações, que se cumpridas em seu tempo, nos conduza as nossas conquistas.
Nesta parte, é preciso que você pense/repense e decomponha essas pequenas ações até que sejam claras e possíveis para realizar.

(exemplo: tabela abaixo)

Pois é, não disse que era simples, disse? Quem se interessou, espero que tenha gostado! Não tenho grandes pretensões quanto a isso, só acho que é bacana compartilhar um material como este. O propósito na verdade é ajudar a vocês descobrirem e definirem seus objetivos, assim como auxiliar a criar um plano de ação para que seja mais fácil atingi-los.


Beijos!
(crédito/fonte: favim.com/ criaviva consultoria)

Nenhum comentário:

Postar um comentário